Skyrim como é conhecido entre os gamers surpreendeu a todos por em poucos mêses arrebatar milhares de jogadores em todo o mundo e conseguir as mais altas notas de veículos especializados. Ganhando o prêmio de game do ano e game mais jogado VGA (Video Game Awards) prêmio máximo do setor.
A revista EGM, autoridade em games declara: “Um dos mais imersivos, divertido e viciantes jogos desta geração - além de ser uma valiosa adição para qualquer coleção de games." e conferiu nota 10 ao game. Até mesmo a conceituada revista de tecnologia Wired Magazine, se rende e acusa o game de ser prejudicial a economia mundial, por "manter os jogadores por longos períodos no game, prejudicando sua produtividade na vida real, sendo o próprio autor da matéria uma das “vítimas” do game, obviamente fazendo paródia a qualidade e jogabilidade viciante que fez de Skyrim um dos ícones da indústria em 2011.
No Brasil para o lançamento do game as agências de PR e Digital, desenvolveram um hot site e promoção no twitter e facebook. O sucesso do lançamento por aqui não foi diferente do mundial e a promoção teve milhares de seguidores na página do twitter, facebook e cadastrados via site.
Para gerenciar o hot site e a promoção, organizando os milhares de ávidos gamers vindos de vários meios, como redes sociais e sites, o eCRM123 foi escolhido como plataforma de eCRM.
O sistema foi configurado no site do game e passou a gerenciar as seguintes áreas:
• Cadastro - formulário inteligente de cadastro
• Gerenciamento dos contatos do twitter @elderscrollsbr (+ de 1500 seguidores)
• Gerenciamento dos downloads da área "download" do hot site: + de 1200 downloads
• Envio de campanhas promocionais para os milhares de consumidores via email e redes sociais
•Relatórios online de desempenho das campanhas multi meios, cadastros e downloads.
Ao acessarem a área de cadastro do hot site www.elderscrollsbr.com, os consumidores escolhem se preferem utilizar suas contas do twitter, facebook, o tradicional e-mail ou ambas.
Após o cadastro, o eCRM123 envia uma mensagem automatica ao consumidor (mensagem configurada pelo cliente), armazena seus dados organizadamente e envia relatórios diários de cadastro ao cliente.
Resultado: Milhares de cadastros efetuados, organizados e respondidos automaticamente com sucesso.
A equipe responsável pela promoção no Brasil, pode acompanhar o desempenho do cadastro e do envio das mensagens via gráficos on-line no eCRM123, além de ter o banco de dados disponível para gerenciar online na nuvem do eCRM123 ou exportar para excell.
Os milhares de seguidores do twitter foram importados para o eCRM123 e agrupados em um mesmo painel, gerando um único núcleo de consumidores facilitando a gestão. O sistema evitou duplicidade na base que foi utilizada no sorteio dos games da promoção. A comunicação com os consumidores foi feita também utilizando o eCRM123, facilitando o controle através dosgráficos online das campanhas.
Atraídos por diversas mídias ao web site, fruto de um extenso e bem sucedido trabalho de RP, milhares de fãs brasileiros fizeram downloads de milhares de wallpapers personalizados para computadores, tablets e celulares hospedados e gerenciados pelo eCRM123. Os wallpapers foram disponibilizados no web site através de um pequeno código de html gerado pelo sistema. Cada download era computado e informado via gráficos inteligentes conferindo amplitude da visibilidade dos principais pontos da ação. Através dos gráficos por exemplo, pode se saber qual o wallpaper de maior aceitação e imagem mais interessante para os gamers.
A esperada comunicação dos vencedores foi gerenciada pelo módulo de campanhas do eCRM123 que cuidou para que milhares de gamers recebecem o resultado do sorteio, bem como que os ganhadores fossem devidamente informado no meio que escolheram ser contactados (twitter, facebook e e-mail).
Novamente, todo o processo de envio e recebimento, pode ser acompanhado através de relatórios online.
Redes Sociais
Os consumidores que receberam a campanha por e-mail puderam compartilhar em seus murais do facebook e ou twitter graças a um recurso do eCRM123 que possibilita e rastreia o resultado do compartilhamento gerando gráficos online para analise.
© A Marca eCRM123® é marca registrada pertencente a EXID COMUNICAÇÃO INTERATIVA LTDA.